Lula se encontra com presidente chinês Xi Jinping em Pequim

0
82

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da China, Xi Jinping, se encontraram nesta sexta-feira (14) pela primeira vez após o petista assumir seu terceiro mandato na Presidência da República. O encontro com o chefe de Estado chinês é considerado a principal agenda do brasileiro no país asiático.

A recepção de Lula começou por volta de 5h30, no horário de Brasília (16h30 no horário local), em uma cerimônia no Grande Palácio do Povo, em Pequim. Após se cumprimentarem, os presidentes caminharam juntos pela Praça da Paz Celestial. Por volta das 5h50 no horário de Brasília (16h50 no horário local), as autoridades entraram no palácio para as demais agendas.

No final da tarde desta sexta, haverá uma reunião entre ambos e um encontro para assinatura de 20 acordos comerciais. Na reunião entre os presidentes, um dos assuntos em discussão deve ser a guerra na Ucrânia. Por fim, está programado um jantar oficial, oferecido pelo governo da China.

A delegação brasileira, que chegou em Xangai na noite da quarta (12), é a primeira a visitar a China após a escolha da nova composição dos principais cargos do governo chinês, ocorrida nas sessões gêmeas da Assembleia Nacional Popular e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, no começo de março.

*Com informações AE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here